-
Arquitetos: TOUCH Architect
- Área: 150 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Anan Naruphantawat
-
Fabricantes: Alumet, COTTO, Champaca, SCG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa existente, era uma residência unifamiliar geminada de 150 m² com dois pavimentos, que ocupava apenas dois terços do lote de 256 m², próximo ao aeroporto de Suvarnabhumi, na Tailândia. A antiga construção era muito pequena para a família, com cinco membros; um casal com dois filhos e a avó. A parcela restante do lote foi mantida sem uso, possibilitando a ampliação do volume.
O lote em formato de cunha na esquina, se conecta a ambos os lados da via pública. Tal forma de extensão é semelhante ao perímetro da casa à curva do terreno, de modo a aproveitar o espaço em todo o seu potencial.
Três pavimentos foram configurados para abrigar todas as funções necessárias do novo programa, sendo, um espaço de atividades, que se conecta a casa existente e ao terraço ao ar livre, além de um quarto para idosos no térreo, os quartos principais no segundo pavimento e a área de estar na cobertura. Como o jardim existente foi ocupado pela nova construção, ele foi elevado ao terraço da cobertura, de forma a manter a área verde, enquanto a área interna da casa foi ampliada.
Uma estrutura de aço foi utilizada, principalmente para reduzir a profundidade das vigas, que impactam a altura total da construção, além de também diminuírem a dimensão dos pilares, ampliando o espaço interno. Duas escadas foram posicionadas em trechos opostos, minimizando a circulação. O pé direito duplo entre as escadas possui um fechamento com claraboias, que permite a entrada de luz natural nos pavimentos inferiores, mantendo a privacidade para a rua.
Como a casa está localizada na esquina, a privacidade se faz necessária, mesmo com as aberturas, portanto uma pele de fechamento revestiu o volume. Treliças verticais de alumínio com metal perfurado foram utilizadas para cobrir toda a fachada, se estendendo para a casa existente, de forma a harmonizar a composição dos dois edifícios.